Lançada nova colheita Tannat da Quinta do Gradil
14/08/2023O monocasta Tannat é o vinho mais conhecido da Quinta do Gradil e também o mais apetecível, com todas as colheitas a esgotarem num curto espaço de tempo. Agora chega novamente ao mercado na colheita de 2021, mas já triplamente premiado. ‘Melhor Tinto de Lisboa’ no Concurso Vinhos de Lisboa; ‘Medalha de Ouro’ e ‘Lisboa Red Trophy’ no International Wine Challenge (IWC).
Proveniente de uma das mais antigas propriedades do concelho do Cadaval, inserida na região vinícola de Lisboa, o monovarietal Tannat existe desde a vindima de 2015 e, desde então, tem-se afirmado como um marco na história dos vinhos da Quinta do Gradil. 100% Tannat, espelha claramente o perfil da casta e o caráter atlântico do terroir onde nasceu. A fermentação decorreu em cubas troncocónicas de inox e, de seguida, 30% do lote estagiou durante 9 meses em barricas de carvalho francês e americano novas. Na prova apresenta muita cor, sugerindo desde logo um vinho concentrado, com sugestões de ameixa preta, bagas silvestres, fumados e um toque de baunilha da madeira. O corpo muito cheio envolve taninos vigorosos, mas polidos. O vinho é rico, intenso, fresco e de final muito longo. Na mesa, harmoniza com cozinha tradicional portuguesa, como o cozido de carnes, enchidos, feijoada e assados de porco ou outros pratos de sabor intenso. Faz ainda um excelente pairing com sobremesas de chocolate.
No histórico da referência contabiliza cerca de duas dezenas de prémios a nível nacional e internacional, nos mais prestigiados concursos e publicações. A Tannat é uma casta de origem francesa, que surgiu por volta de 1780 entre o sul do país e os Pireneus, mas que acabou por ganhar muita expressão no Uruguai. Esta tipologia de uva dá origem a vinhos taninosos, com caráter, bastante corpo e estrutura, grande intensidade de cor, aromas a frutas escuras, especiarias e chocolate, com ótima concentração. É uma casta exigente em termos de solos e clima mas que, no terroir da Quinta do Gradil, tem apresentado uma consistência qualitativa e um equilíbrio surpreendentes.
O vinho encontra-se à venda em restaurantes de referência, garrafeiras e no enoturismo da Quinta do Gradil.