Moderno desde 1850: Periquita renova imagem e aposta em nova campanha
06/08/2024Periquita, a marca de vinhos mais antiga de Portugal, lançada em 1850, acaba de renovar a sua imagem e lançar uma nova campanha multimeios. Sob o mote “Moderno desde 1850” o rebranding e a nova campanha pretendem homenagear os 174 anos de história da marca e reforçar a identidade e posicionamento dos vinhos Periquita – que se evidenciam por serem singulares, autênticos e com tradição -, ao mesmo tempo que se honra a sua origem e a terra que lhes dá chão.
No ano em que a José Maria da Fonseca celebra 190 anos e, também numa celebração aos 174 anos de história de Periquita, a produtora de Azeitão surpreende com um rebranding da marca. A nova imagem faz recordar, e é inspirada, nas primeiras edições desta marca, onde é destacado o brasão, as cores e os materiais que reforçam o posicionamento superior da gama Periquita e enobrecem a mestria da José Maria da Fonseca.
No que toca a elementos visuais deste rebranding, assinado pela Omdesign, o arco surge mais pronunciado, incorporado no lettering, o que confere à marca uma presença envolvente, acolhedora e mais próxima do seu consumidor. O brasão da Ordem da Torre e Espada, simboliza a distinção atribuída pelo rei D. Pedro V a José Maria da Fonseca em 1856, pelo Valor, Lealdade e Mérito no âmbito da indústria portuguesa. Este brasão é um elemento crucial na marca José Maria da Fonseca e estava presente nas garrafas mais antigas de Periquita. No logótipo, também a origem e fundação ganham mais visibilidade e honram todos aqueles que, ao longos dos anos, cuidam, produzem e se empenham diariamente para dar vida a néctares únicos, que levam e elevam a marca a novos patamares, aqui e além-fronteiras.
Para António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca, «a marca Periquita é, sem dúvida, a espinha dorsal do portefólio da José Maria da Fonseca. É uma marca que tem conseguido adaptar-se ao longo dos anos com uma presença contínua, quer em Portugal como no Mundo. Vendemos para mais de 70 mercados, como o Brasil, Suécia, Estados Unidos, Canadá e toda a Europa, o que faz do Periquita um dos vinhos portugueses mais exportados. Com isto, queríamos desenvolver uma campanha que transmitisse a sua história, o legado e, acima de tudo, que refletisse a capacidade de modernização e evolução do Periquita, desde o seu primeiro dia».
Para Diogo Gama Rocha, fundador e diretor geral da Omdesign, «este rebranding foi um trabalho profundo e cirúrgico de análise detalhada do que foi e é identitário da marca Periquita, desde a sua criação até aos dias de hoje, em todos os mercados em que está presente. Mantivemos e consolidamos a forte ligação que a marca e os seus icónicos produtos têm com o seu consumidor, que atravessa gerações, culturas e continentes, uma vez que é a marca portuguesa mais antiga de vinhos engarrafados. Tornamos, assim, a marca mais contemporânea e ainda mais próxima do seu público. É, para mim e para toda a equipa da Omdesign, uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, um enorme motivo de orgulho».
Com um portefólio de nove referências, a nova imagem de Periquita chega ao mercado em simultâneo com as mais recentes colheitas dos vinhos Periquita Branco e Rosé 2023, Periquita Reserva Branco 2023 e Periquita Reserva tinto 2022. A acompanhar a nova imagem, é lançada uma campanha que reflete a bagagem histórica desta marca que tem acompanhado gerações ao longo dos tempos. Com o objetivo de promover a modernização e a evolução da marca, esta campanha, desenvolvida em conjunto com a agência Adagietto, ilustra elementos históricos a conviver em harmonia com a contemporaneidade. A campanha teve como base do seu storytelling a ideia de que “se fizermos uma viagem no tempo, é provável que encontremos uma viagem de Periquita”. São 174 anos de história de um vinho que acompanhou as grandes mudanças do mundo que conhecemos, que esteve tanto à mesa de reis como do povo. Que assistiu a ditaduras e revoluções.
É uma marca com uma elevada capacidade de adaptação e modernização, e sempre em constante transformação para se adaptar aos novos paladares, a diferentes mercados e à competente concorrência. É um vinho à frente do seu tempo, o primeiro vinho de mesa engarrafado em Portugal que tem a capacidade de se manter moderno, desde o seu primeiro dia.
Em termos visuais, a campanha apresenta uma estética de 1850, com uma imagem mais vintage de outros tempos, em contraste com alguns elementos modernos, criando um twist visual na campanha.