Nova Adega do Paço do Curutelo Reforça o Enoturismo no Minho
31/12/2024Foi recentemente inaugurada a adega do Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, resultado de um investimento de 3,4 milhões de euros pela Xvinus, empresa detida pelos grupos Vila Galé e Madre (de Jorge Rebelo de Almeida e António Parente, respectivamente). Localizada no coração da região dos vinhos verdes, a nova adega possui capacidade para produzir mais de 200.000 garrafas por ano e conta com tecnologia de ponta para gerir todo o processo produtivo, desde a receção das uvas até o engarrafamento.
O Paço do Curutelo, com 57 hectares, inclui atualmente 13 hectares de vinha, com castas como Loureiro, Alvarinho, Avesso e Arinto. Novas plantações estão previstas para 2025, totalizando 20 hectares. O primeiro vinho da marca Paço do Curutelo foi lançado em abril de 2024, representando a sub-região do Lima, onde o Loureiro é a casta principal.
A adega, com arquitetura contemporânea e uma sala de provas com vista deslumbrante, já está aberta ao público para visitas e degustações. Este projeto integra um ambicioso plano de enoturismo, que inclui a futura inauguração do Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic Hotel, com abertura prevista para abril de 2025. Este espaço contará com 69 quartos, piscinas, restaurantes e um espaço museológico, num investimento total de 20 milhões de euros.
A propriedade, cuja história remonta ao século XIV, inclui ainda a recuperação de um castelo e de edifícios históricos, além de uma capela dedicada a Santo Amaro. Com esta iniciativa, o Paço do Curutelo reafirma o potencial turístico e cultural do Minho, aliando tradição, inovação e enologia.