
Pai Chão branco eleito o melhor branco de Portugal
04/03/2025A Adega Mayor volta a destacar-se no panorama vinícola nacional. O Pai Chão Branco Grande Reserva 2022 foi eleito o melhor vinho branco de Portugal no ‘Top 10 Vinhos Portugueses’, promovido pela Essência/Revista de Vinhos. A enologia deste vinho esteve a cargo de Carlos Rodrigues.
A seleção do Top 10 contou com um painel de 50 especialistas — entre jornalistas, críticos, sommeliers e importadores — de 14 nacionalidades, numa rigorosa prova cega. No total, foram avaliadas 65 amostras após uma pré-seleção realizada pela Revista de Vinhos. Os vencedores foram anunciados e premiados na Feitoria Inglesa, no Porto, no dia 21 de fevereiro.
Com uma história que remonta à sua primeira colheita em 2009, o Pai Chão é um tributo de Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, ao seu avô e fundador da empresa, o Comendador Rui Nabeiro. O nome do vinho reflete um jogo de palavras entre ‘Pai Chão’ e ‘paixão’, simbolizando o amor profundo do Comendador pelo Alentejo e por Campo Maior. A colheita inaugural foi lançada em 2011 durante as Wine Talks & Arts, um evento que une arte e vinho de forma descontraída.
No final de 2023, a Adega Mayor alargou a gama Pai Chão, que até então contava apenas com tintos, com o lançamento do inédito Pai Chão Branco 2022. Para Rita Nabeiro, esta distinção é especial: «Esta é uma gama feita de exigência e detalhe, mas também de alma e significado, pelo tributo que presta ao meu avô, Rui Nabeiro. Este reconhecimento, logo na primeira colheita que apresentamos, é um marco muito importante no nosso percurso e reforça o nosso compromisso com a qualidade. Agradecemos à Revista de Vinhos e a todos os clientes e consumidores que, ao longo destes 18 anos, nos desafiam a fazer sempre melhor».
Produzido a partir das castas Arinto e Sercial, o vinho destaca-se pelo tom amarelo citrino e pela sua complexidade aromática. No nariz, exibe uma forte impressão mineral aliada a notas de casca de citrinos, flores delicadas e apontamentos resinosos. Na boca, surpreende pelo equilíbrio entre frescura, acidez e mineralidade, com um final longo e marcante. Para celebrar a sua singularidade, cada garrafa é apresentada numa elegante caixa de madeira, cuja tampa é um livro intitulado ‘Eis a Essência’, escrito por José Luís Peixoto especialmente para este projeto.
«O Adega Mayor Pai Chão Branco Grande Reserva 2022 é um vinho irreverente e com personalidade. Tem longevidade e autenticidade. É fresco, com acidez equilibrada, um vinho branco que não reflete o Alentejo quente, mas que pretende ser disruptivo no perfil habitual de Alentejo», destaca o enólogo Carlos Rodrigues.