Quinta de Camarate lança dois brancos singulares e versáteis
26/04/2023Os vinhos brancos Quinta de Camarate Branco Doce e Branco Seco 2022 já estão no mercado. Produzidos pela José Maria da Fonseca, na Quinta de Camarate, localizada junto à Serra da Arrábida, estes dois vinhos são provenientes de solos argilo-calcários e refletem as características do terroir único desta propriedade.
O Quinta de Camarate Branco Doce 2022 revela aroma a frutos tropicais, é um vinho doce e aveludado, com um excelente equilíbrio entre doçura e acidez, e resulta do blend das castas Alvarinho (52%) e Loureiro (48%). Este vinho apresenta uma cor amarelo dourado, um aroma floral que combina também alguma mineralidade. A sua vinificação é feita em bica aberta a 16ºC, devendo ser consumido enquanto jovem a uma temperatura de 10/11º C. É ideal para ser apreciado enquanto aperitivo ou para acompanhar sushi e sobremesas, como doces de ovos.
O Quinta de Camarate Branco Seco nasceu em 1986, e era originalmente produzido com recurso às castas de Moscatel de Setúbal, de Riesling e de Gewurztraminer. Na década de 90, deu-se uma renovação de castas neste vinho, substituindo estas castas estrangeiras por duas castas portuguesas, a Loureiro e a Alvarinho. No ano de 2007 deu-se uma nova mudança nas variedades com que se prepara este vinho, visto que o Loureiro foi substituído pelo Verdelho, com o propósito de o tornar mais complexo e encorpado. A José Maria da Fonseca veio a diminuir de forma gradual a utilização das uvas Moscatel neste vinho, de forma a dar mais preponderância às outras duas castas que compõem o Quinta de Camarate Branco Seco, acabando o Moscatel por sair da composição do lote a partir da colheita de 2009. A colheita de 2022 do Quinta de Camarate Branco Seco tem 85% de Alvarinho e 15% de Verdelho, ocasionando um vinho fresco, mineral e com um final de boca prolongado. Com destaque para o aroma ligeiro a lantana fresco e mineral, chá verde e madre silva. De cor citrina, é um branco que reflete o processo de vinificação clássico de bica aberta. Também deve ser consumido enquanto jovem, a uma temperatura de 8.º C, sendo o acompanhamento perfeito para pratos de peixe ou marisco.
Propriedade da família Soares Franco há várias gerações, a Quinta de Camarate está situada em Azeitão e tem uma área total de 120ha, dos quais 39ha são dedicados às vinhas. A restante área é utilizada para pasto das ovelhas, que dão origem ao famoso queijo de Azeitão, e que estão presentes no rótulo da Quinta do Camarate. Nesta propriedade encontra-se também plantada a colecção ampelográfica da José Maria da Fonseca, que conta atualmente com mais de 560 castas diferente, provenientes dos quatro cantos do mundo.