Quinta Dona Sancha apresenta novidades em noite de glamour
22/11/2023Crescimento da oferta de vinhos monovarietais, aos quais se juntam novas colheitas e de olhos postos no futuro com o enoturismo, são as apostas para 2024. Em 2023, a Quinta Dona Sancha alarga a sua Wine Collection com o lançamento de um novo monovarietal – Quinta Dona Sancha Touriga Nacional 2019 – a par das novas colheitas. As novidades são apresentadas a 27 de outubro na Pousada de Viseu, na 2ª Gala da Quinta Dona Sancha, um evento que assinala o crescimento da marca e do seu espólio.
As quintas, em Silgueiros, contam com mais 9 hectares de vinha plantada com porta[1]enxerto em 2023. No período de um ano, a extensão total aumentou. Foram enxertadas 6 variedades – baga, tinta pinheira, tinto cão, tinta carvalha, encruzado e uva cão – em área já plantada, com o objetivo de preservar as castas autóctones da região elevado potencial enológico. O projeto continua em ascensão prevendo-se a inauguração do enoturismo com características diferenciadoras para breve.
Segundo Rui Parente, produtor e CEO, «é uma grande felicidade reunir, num evento em Viseu, as pessoas que contribuem para o crescimento deste projeto, desde parceiros da distribuição e restauração, amigos, família, passando pela equipa de enologia, de campo, comercial, todos representam um lugar de destaque e esta celebração tem esse mesmo, de reconhecimento e gratidão». Para o responsável é de absoluta importância «respeitar, enaltecendo o que este território único tem para oferecer», referindo-se ao Dão e Sub-Região de Silgueiros.
Com a experiência curricular da equipa de enologia, constituída por Paulo Nunes, Diogo Santos e Filipe Oliveira, que engloba as áreas de consultoria, enologia e viticultura; explorar aprofundadamente a génese de plantas outrora predominantes na região tornou-se um objetivo mais consolidado. Pretende-se manter a «aplicação de modelos de viticultura antigos, que tiveram sucesso no seu tempo, transportando-o, à luz da ciência, aos dias de hoje», referem, mencionando o projeto de recuperação de castas antigas do Dão através da plantação de algumas variedades em quantidades expressivas.